Descubra como a batata yacon ajuda a melhorar sua saúde e preparar ótimas receitas
O que é batata yacon e para que serve?
É um tubérculo funcional de origem andina, de algum ponto incerto entre a Venezuela e o norte da Argentina, onde era já consumida desde os tempos da civilização Inca. Na linguagem local, yacon significa “aguado”: essa batata possui cerca de 90% de água em sua composição.
É um alimento funcional, porque propicia uma série de benefícios à saúde. Ou seja, além do seu potencial valor nutritivo, ainda tem o poder de combater e/ou controlar doenças e desequilíbrios no organismo. Isso torna o seu consumo altamente vantajoso.
Quais são os benefícios para a saúde?
Seu consumo traz uma série de benefícios à saúde, tais como: estabilidade dos níveis de colesterol e triglicerídeos, melhora da imunidade e ajuda a manter a massa óssea.
Devido à presença de frutanos em sua composição (principalmente inulina e frutooligossacarídeos – FOS), seu consumo proporciona o desenvolvimento de bactérias eficientes e boas, responsáveis pelo bom funcionamento intestinal e pela sensação de saciedade que promove a redução ou até mesmo o desaparecimento total daquela “fome fora de hora”.
Além de todos esses benefícios, ela é uma riquíssima fonte de potássio e com isso ajuda a combater e prevenir problemas de origem muscular, tais como: cãibras, fadigas, dores e cansaço. O potássio também ajuda a manter a pressão arterial sob controle e previne doenças cardíacas.
Quais são as diferenças dela com outras batatas?
Existem vários tipos de batata no mercado. As principais são a batata inglesa, a batata-doce e a baroa, conhecida como mandioquinha. Outros tipos menos conhecidas são a asterix e ágata.
Sendo a batata inglesa a mais comum e de uso geral na culinária internacional, ela é a mais rica de todas em carboidratos. Tendo alto índice glicêmico, seu consumo é contra – indicado para diabéticos.
Em vista disso, o ideal seria substituir a batata inglesa pelos outros três tipos acima citados. As batatas doce e baroa têm alto valor nutritivo, pois suas raízes tuberosas armazenam mais nutrientes. A batata doce é também conhecida como “batata dos esportistas”, pois é fonte de energia para os músculos.
A Yacon possui 10 vezes mais substâncias antioxidantes do que a batata inglesa comum. Isso, por si só, representa uma vantagem considerável. Além disso, a yacon possui menor índice de carboidrato digerível que a batata doce e a baroa, o que significa que é menos calórica e consequentemente, engorda menos.
Por fora, ela é bastante parecida com a batata-doce, devido à casca roxa e forma alongada. Mas ela é bem mais doce, macia e úmida, com o sabor muito parecido com o de uma pera.
Existe contraindicações para consumir?
A velha máxima “Equilíbrio É Tudo” cai como luva para definir os limites no consumo diário dessa batata. Nesse quesito, reside o único “porém” da Yacon, pois o ideal é o consumo de 100 g por dia. Mais do que isso, pode provocar desequilíbrio no sistema digestivo e intestinal, com a presença de gases e flatulência.
Calorias, índice glicêmico e valor nutricional da batata yacon:
Ela possui baixo nível calórico. Como possui água em grande parte da sua composição, ela é bem menos calórica que as outras batatas. Cem gramas da Yacon tem apenas 32 calorias contra os 52 de uma batata comum.
O baixo índice glicêmico (47 contra 61 da batata doce e 85 da inglesa) a coloca como aprovada para o consumo dos diabéticos.
Composição por 100 gramas | Batata Yacon | Farinha de Yacon |
---|---|---|
Proteínas | 0,4 g | 4,53 g |
Fibras | 2,09 g | 32,72 g |
Cálcio | 11,7 mg | 31,83 mg |
Fósforo | 22,5 mg | 200,3 mg |
Magnésio | 3,7 mg | 62,66 mg |
Potássio | 171,2 mg | 1276,25 mg |
Ferro | 0,3 mg | 3,4 mg |
Onde encontrar e como escolher as melhores?
Nas grandes redes de supermercados e nos empórios naturais, podemos encontrar facilmente batatas Yacon. Vários mercados realizam sua venda em ambiente virtual com entrega diretamente na sua porta, para moderna comodidade. O quilo deste tubérculo tem um preço bastante variável, de 8 a 25 reais o quilo. Produtos orgânicos vendidos em casas de produtos naturais costumam ser mais caros.
A farinha feita desta batata também é muito recomendada e pode ser facilmente utilizada na elaboração de pães, biscoitos e bolos. Devido ao baixo índice de carboidratos, ela pode ser tranquilamente utilizada por pessoas que adotaram a dieta Low Carb, ao contrário de todas as outras variedades de batatas.
Ao escolher, prefira aquelas mais firmes, com menos manchas e furos. Quanto mais uniforme for sua casca, melhor. Evite sucintamente as batatas que apresentem coloração verde e brotos: isso é sinal de presença de uma substância tóxica chamada Solamina, que provoca uma série de desconfortos, desde cãibras a diarreias. As que já começam a ter brotos indicam que o produto está há algum tempo no mercado, ou seja, não são tão fresquinhas assim.
Como usar e preparar as receitas mais gostosas?
A batata Yacon é muito versátil em receitas de todos os tipos: Pode ser preparada como entrada, nas saladas, no prato principal e até mesmo nas sobremesas.
Sendo a batata em si um ingrediente multiutilitário em receitas variadas, indo desde o simples e universal purê ao gratinado com queijo, passando pelo escondidinho. São receitas com batata inglesa que podem ser facilmente substituídas pela Yacon sem grandes alterações.
O melhor dela é que pode ser ingerida crua (bastando retirar sua casca) e ralada, picada ou cortada em pedaços nas saladas, sejam elas salgadas ou doces.
Algumas receitas:
Purê de batatas Yacon
INGREDIENTES:
- meio quilo de yacon, picada e sem pele;
- 40g – manteiga ou margarina;
- Fio de azeite.
MODO DE PREPARO:
1.Coloque as batatas para cozinhar até que estejam macias.
2.Leve ao liquidificador, adicionando manteiga e bata até obter um purê homogêneo. Para dar aquele toque especial, você pode adicionar o tempero da sua preferência: pimenta-do-reino, orégano, tomilho, salsinha, etc.
Batata Yacon com queijo de amêndoas
INGREDIENTES:
- 1 Yacon grande e cortada em rodelas;
- Frasco com 960 ml de água;
- 300g – amêndoas sem pele;
- 40g – azeite;
- 1 punhado de salsinha bem picada;
- Cebolinha bem picada, orégano e suco de um limão, o suficiente para temperar.
MODO DE PREPARO:
1. Conserve as amêndoas de molho na água por 8 horas.
2.Após esse tempo, coe com um saco de voil, apropriado para isso.
Nota: Para essa receita, usaremos somente a amêndoa amolecida, esse é o queijo da amêndoa. O leite pode ser conservado para consumo.
3.Numa tigela misture esse queijo com os temperos da receita.
4.Passe esse creme nas rodelas das batatas e bom apetite!
Como plantar?
Após tanta informação favorável, o leitor decide que quer cultivar sua própria horta de batata Yacon para ter sempre em casa, seja para consumo próprio ou para vender em pequenas feiras locais.
Por sorte, ela é muito fácil de ser plantada e cultivada. Podendo até mesmo crescer em canteiros no quintal ou em vasos que devem ser altos o suficiente para permitir o desenvolvimento das raízes.
É necessário que o local do cultivo seja um local ensolarado. Entretanto, caso receba sombras durante alguns momentos do dia, isso não torna-se fator prejudicial ao cultivo.
Como ela não tolera temperaturas abaixo de 10ºC, tende a perder folhas no inverno. Mas ao findar deste, ela renasce junto com a volta de temperaturas mais agradáveis.
É uma planta que vive muito bem com o ar salino, ou seja, perto do litoral.
O solo deve ter uma profundidade de 30 cm, ser drenado, fértil e com muita matéria orgânica.
Acrescente o composto orgânico de sua preferência (recomendamos 1 quilo a cada m2 de húmus de minhoca misturado a adubo animal).
Plante com um espaçamento aproximado de 1 metro entre as mudas e regue tudo após o plantio.
Está pronta a sua horta particular de Batata Yacon.
Referências:
https://rowdybars.com/blogs/rowdy-blog/yacon-benefits
https://en.wikipedia.org/wiki/Yac%C3%B3n
https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2010/dec/13/how-grow-and-cook-yacon
https://www.webmd.com/diet/health-benefits-yacon-root#1